MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA USP | Turma 02

MBA em Cultura Material e Consumo EAD ECA-USP oferece uma formação inovadora e interdisciplinar para profissionais que desejam entender e atuar nas complexas dinâmicas do consumo contemporâneo. Dividido em três grandes eixos — Comunicação e Cultura Material, Psicanálise e Consumo, e Análise Crítica de Tendências — o curso capacita os alunos a explorar as relações entre cultura, consumo e subjetividade, desenvolvendo habilidades críticas e estratégicas para interpretar o comportamento do consumidor e as tendências culturais em um cenário global em constante evolução.


SOBRE O MBA

 

O MBA em Cultura Material e Consumo: Perespectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA-USP foi criado para capacitar profissionais a compreender e analisar as complexidades do consumo na cultura contemporânea, em três grandes áreas: Comunicação e Cultura Material, Psicanálise e Consumo, e Análise Crítica de Tendências.

 INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Reconhecimento MEC: Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.
Certificado: Certificação USP (Escola de Comunicação & Artes)
Carga Horária: 400 Horas (18 meses)
Dias das Aulas:  Segundas
Horário: 19h às 22:30h
Modalidade: EAD (Aulas ao Vivo 1x Semana)
Flexibilidade: Conteúdo gravado e disponível até o final do curso
Investimento: R$ 90,00 (Taxa de Inscrição) + 18X R$ 498,00 (Mensalidades)

O MBA em Cultura Material e Consumo EAD ECA-USP oferece uma visão abrangente das dinâmicas sociais e culturais que moldam o comportamento de consumo na sociedade contemporânea. Durante o programa, os alunos explorarão como os discursos culturais, a psicanálise e as teorias do consumo se interconectam para interpretar o papel dos objetos e das práticas de consumo na construção da identidade individual e coletiva.

O curso se destaca pela abordagem interdisciplinar que integra Comunicação, Semiótica, Antropologia e Psicanálise para oferecer uma compreensão profunda das motivações por trás do consumo. Os alunos terão acesso a ferramentas analíticas que permitem desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre como o consumo influencia — e é influenciado por — a cultura material.

Dessa forma, o MBA foi estruturado em três grandes eixos:

1) COMUNICAÇÃO E CULTURA MATERIAL: Análise dos discursos da cultura material e sua influência sobre o consumo, com foco nos símbolos e significados dos objetos no cotidiano.

2) PSICANÁLISE E CONSUMO: Exploração da subjetividade e das motivações inconscientes que orientam o comportamento de consumo, ampliando a compreensão dos desejos e necessidades dos consumidores.

3) ANÁLISE CRÍTICA DE TENDÊNCIAS: Desenvolvimento da capacidade de analisar tendências culturais e de consumo, oferecendo insights valiosos para profissionais que atuam nas áreas de marketing, comunicação e gestão de marcas.

DIFERENCIAIS

 

1.INTERAÇÃO EM TEMPO REAL: Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.

 

2 .MODALIDADE ONLINE: Aulas Ao Vivo, 2 vezes por semana, às Terças e Quintas, das 19h às 22:30h.

 

3.AMPLIAÇÃO DE NETWORKING: Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.

 

4.PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO: Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.

 

5.CERTIFICAÇÃO USP: Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.

 

6.FLEXIBILIDADE DO EAD: Conteúdo gravado e disponível em uma plataforma exclusiva.

 

7.RECONHECIDO PELO MEC: Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuemreconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.”

 

8.ESTUDE NO SEU TEMPO: Tenha acesso a todo o conteúdo do curso até 30 dias após o término das aulas.

DISCIPLINAS


ANTROPLOGIA DO CONSUMO
Ministrante: Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna
Carga Horária: 20 Horas
Ementa:
A disciplina abordará as reflexões antropológicas no encontro com o consumo, privilegiando a dimensão ritualística e as conexões com a cultura material e o universo dos bens e serviços. Também será explorado o método etnográfico, sua variação no ambiente digital, a netnografia, como caminho privilegiado para o entendimento das relações de consumo.

ARTE - SUBLIMAÇÃO - CRIAÇÃO
Ministrante: Clayton Policarpo Barbosa Vicente 
Carga Horária: 20 Horas
Ementa:
A sublimação é um processo postulado por Freud, para explicar determinadas atividades que, em princípio, não teriam relação
com a sexualidade, mesmo obtendo a sua energia das pulsões sexuais. Estas, diferentes dos instintos, podem ter os seus fins
modificados e determinados pela educação, apontando para a realização de objetos valorados socialmente. A transformação da potência erótica em distintas habilidades conforma o mundo humano, que exige total distância com os comportamentos animais, coibindo condutas & impondo limites às satisfações diretas. Portanto, a capacidade de substituir a
meta originária por outro fim, não apenas sexual, dando vazão à produção metafórica, em termos utilitários ou artísticos, é o ganho civilizatório das potencialidades criativas dos seres humanos. 

CULTURA, MATERIAL & CONSUMO
Ministrante:Bruno Pompeu Marques Filho / Maria Clotilde Perez Rodrigues /Silvio Koiti Sato
Carga Horária: 36 Horas
Ementa:
A civilização, constituída pela experiência da vida nas cidades, afasta para sempre da natureza, fonte de recursos essenciais.
Desde então, as necessidades são providenciadas por mecanismos sociais de elaboração e distribuição de produtos manufaturados e serviços para consumo massivo. Correlativamente, o anúncio das mercadorias postas à venda exige a comunicação das suas excelências para informar e despertar o interesse e, evidentemente, a ação, do potencial comprador. Cada novo lançamento, qualquer um, põe em funcionamento um repertório de relações significantes entre os polos extremos do circuito mercadológico, mediado pelas novidades apregoadas; estas, por sua vez, determinam o escopo das ofertas e das demandas. O amplo espectro comunicacional faz parte do universo do consumo, que seja de imagens, palavras ou símbolos,
junto com e para além das características de uso ou de troca de cada elemento em jogo. Entender a relação entre desejo e consumo e o papel do ecossistema publicitário na difusão dos valores sociais estarão em foco
nesta disciplina, bem como compreender a evolução do consumo na sociedade, passando de rejeição à centralidade da vida cotidiana. Consumo e cidadania, consumo e identidade e consumo e brasilidade, serem temas debatidos.

ÉTICAS & ESTÉTICAS DA VIDA URBANA
Ministrante:Bruno Pompeu Marques Filho / Eneus Trindade Barreto Filho / Luiz Alberto Beserra de Farias / Maria Clotilde Perez Rodrigues / Massimo Canevacci
Carga Horária: 80 Horas
Ementa
:A cidade é o lugar onde a civilização, a sociedade e a cultura impõem, aos indivíduos, as regras da convivência, seus ônus e bônus. Os cidadãos vivem num habitat artificial e convencional, sujeitos às vicissitudes coletivas, determinados pelas condições de subsistência, infraestrutura e adaptação. As formas de vida que o capitalismo oferece e exige, principalmente nas metrópoles, incluem contradições, impasses e soluções de compromisso, dando lugar a mais sintomas do que gratificações. Além dos aspectos antropológicos e urbanísticos, a cidade também deve ser considerada como um imenso organismo semiótico,
onde o dia-a-dia é regido por signos, significantes, logos, marcas, emblemas, sonoridades, sinais. A cultura, concretizada nos estilos de vida materialmente possíveis, ainda que pautada pelos códigos e ideais, é um devir ininterrupto de dialéticas & invenções, um conjunto aberto de problemas e soluções.

FORMAÇÕES & PRODUÇÕES DE INCONSCIENTE
Ministrante:Christian Ingo Lenz Dunker / Oscar Angel Cesarotto / Paul Kardous 
Carga Horária: 36 Horas
Ementa:
Freud teorizou o aparelho psíquico dividindo lugares & funções. Éxtimo à consciência, o inconsciente se faz presente pelas suas
incidências na vida cotidiana, além de reger & dirigir o roteiro dos sonhos. Assim, atos falhos, lapsus, chistes & sintomas são a
retórica impensada na existência de todas as pessoas, enquanto sujeitos da linguagem, marcados pela diferença sexual & prometidos à finitude. A Outra Cena é o espaço da sem-razão, mas também da imaginação; a criatividade, ao seu serviço, se nutre das suas potencialidades para produzir as manifestações & latências da imaginação de todas as épocas. O exemplo concreto do cinema ilustra como devaneios podem virar realidades, ainda que ficcionais; não apenas individuais, senão projetos comuns que exigem a participação de mais de um neste tipo de realizações culturais.

METAPSICOLOGIA DAS MASSAS
Ministrante:Oscar Angel Cesarotto / Pedro Luiz Ribeiro de Santi
Carga Horária: 36 Horas
Ementa:
O estudo do comportamento dos conglomerados humanos, iniciado nos primórdios do século XX com a irrupção dos movimentos sociais nas cidades de Ocidente, foi realizado por Unamuno, Le Bon, Canetti, Freud. Sozinho enquanto indivíduo, as condutas subjetivas são potencializadas ao se integrar pluralmente com os comportamentos de outrem, quando um ideal comum, quer seja de amor ou de ódio, polariza as vontades, para além & aquém do bom senso. As massas são lideradas pela sociedade do espetáculo, na medida em que os meios de comunicação não apenas informam como também norteiam as opções de vida oferecidas pelos sistemas de produção & consumo. As identidades coletivas, por sua vez, aglutinam os iguais & excluem os diferentes, em termos de religião, classe, cor, time, opção sexual, partido, etc. Os fenômenos de alienação & segregação exemplificam a lógica irracional da formação das agrupações de cidadãos, aderindo & excluindo simultaneamente

METODOLOGIA ANALÍTICA
Ministrante:João Angelo Fantini
Carga Horária: 20 Horas
Ementa:
A linguagem é a condição tanto do inconsciente quanto da Semiótica; sua pluralidade abrange o visual & o sonoro, junto com o verbal, prioridade da Psicanálise. A primeira incrementa à segunda com seu repertório de meios & mensagens; reciprocamente, a dimensão subjetiva sustenta & usufrui do universo das significações. Disto decorre a necessidade do estudo das consequências psíquicas dos signos culturais. A semiótica de extração psicanalítica utiliza os conceitos de simbólico, imaginário & real mirando a distinção entre palavras, imagens & coisas, as três ordens de referência para o proceder humano, tanto em termos cognitivos como desiderativos. A aplicação destas categorias de análise possibilita a leitura, escuta & interpretação dos fenômenos sociais & seus produtos culturais, na pesquisa das causas & efeitos das condições de existência.

PUBLICIDADE & DISCURSO CAPITALISTA
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 36 Horas
Ementa:
O laço social que a compra/venda estabelece, seja de coisas manufaturadas ou de força de trabalho, constitui o paradigma das relações humanas na contemporaneidade. A produção, circulação, uso, consumo e descarte das mercadorias tem o dinheiro como mediação e condição de viabilidade. Por sua vez, tudo aquilo que é colocado no mercado precisa de divulgação, comofunção inicial e essencial da publicidade; entretanto, o discurso publicitário não é somente informativo, pois, seduzindo &persuadindo com finalidade de lucro ou não, transmite também ideologias e concepções do mundo invariavelmente em sintonia com os interesses dominantes. A onipresença do ecossistema publicitário interfere no espaço público e no privado, nas paisagens urbanas e psíquicas, atingindo e afetando o conjunto da população. Ao mesmo tempo fascinante e potencialmente alienante, na sua ambiguidade constitutiva, a alma do negócio não para nunca, criando modas e obsolescências infinitas, mais do que necessidades.

SEMIÓTICA PSICANALÍTICA
Ministrante: Maria Clotilde Perez Rodrigues / Oscar Angel Cesarotto
Carga Horária: 36 Horas
Ementa:
A pluralidade das linguagens, verbais, visuais & sonoras, é a condição tanto da ciência dos signos quanto da ciência do inconsciente. A complexidade da realidade humana se presta para ser lida como um texto manifesto & escutada como um discurso latente. Os conceitos de simbólico, imaginário & real, as três dimensões habitadas pelos seres falantes, sexuados &  mortais, permitem analisar simultaneamente as subjetividades & o mundo das significações, nas suas implicações recíprocas,singulares ou objetivas. As representações da sexualidade, suas imagens & metáforas, têm particular destaque na análise das causas & motivações das condutas humanas, em termos de desejos & sintomas, por colocar em questão o estilo de recalcamento típico da época & suas implicações narcísicas.

SEXUALIDADE E GÊNEROS
Ministrante: Fani Hisgail
Carga Horária: 20 Horas
Ementa:
Desde sempre, a diferença genital norteou as posições & papeis dos machos & das fêmeas da espécie vivendo em sociedade, segundo variáveis culturais historicamente determinadas. Tido como uma constante natural, o real dos corpos deu base de sustentação para a distinção hierárquica entre homens & mulheres, ideologizando a dissimetria em termos de subordinação. Na atualidade, mudanças substanciais, tanto no plano histórico como no tecnológico, não só oferecem alternativas nunca antes havidas, como colocam em questão tudo o que até agora foi considerado eterno. A distinção entre os sexos extrapola, hoje, os limites da anatomia, acarretando mudanças inéditas nos costumes & formas de vida, além de modificar nomenclaturas &
funções simbólicas. No plano imaginário, enquanto construção social, a classificação das condutas por gênero apresenta-se como politicamente correta.

TRANSITÓRIA
Ministrante:Luis Esteban Dominguez
Carga Horária: 20 Horas 
Ementa
: Hoje é o amanhã de ontem; não há nada mais novo que o que já foi esquecido. O processo histórico mergulha significações num devir de longas & pequenas durações, com novidades & repetições periódicas nas leituras da civilização, da cultura & da sociedade. Como tudo o que acontece no mundo têm raízes, sobredeterminações & capítulos prévios, resulta necessário o estabelecimento de hipóteses retroativas & conjecturas prospectivas, visando à interpretação de diagnósticos & prognósticos, por imagens & palavras, das ideologias da época.
PROFA. MARIA CLOTILDE PEREZ RODRIGUES

PROFA. MARIA CLOTILDE PEREZ RODRIGUES

COORDENADORA DE CURSO / Professora USP - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

Conheça a formação e atuação da Professora em: http://lattes.cnpq.br/3579570829993136

PROF. ENEUS TRINDADE BARRETO FILHO

PROF. ENEUS TRINDADE BARRETO FILHO

VICE-COORDENADOR DE CURSO / Professor USP - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/1421349592402127

PROF. BRUNO POMPEU MARQUES FILHO

PROF. BRUNO POMPEU MARQUES FILHO

Professor USP - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3195285015791053

PROF. CHRISTIAN INGO LENZ DUNKER

PROF. CHRISTIAN INGO LENZ DUNKER

Professor USP - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/9092763119565269

PROF. CLAYTON POLICARPO BARBOSA VICENTE

PROF. CLAYTON POLICARPO BARBOSA VICENTE

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/8801492560768204

PROFA. FANI HISGAI

PROFA. FANI HISGAI

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação da Professora em: http://lattes.cnpq.br/3933815330085470

PROF. JOÃO ANGELO FANTIN

PROF. JOÃO ANGELO FANTIN

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/9563953586709966

PROF. LUIS ESTEBAN DOMINGUEZ

PROF. LUIS ESTEBAN DOMINGUEZ

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/1324892703503957

PROF. LUIZ ALBERTO BESERRA DE FARIAS

PROF. LUIZ ALBERTO BESERRA DE FARIAS

Professor USP - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179

PROF. MASSIMO CANEVACCI

PROF. MASSIMO CANEVACCI

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3473330920781257

PROF. OSCAR ANGEL CESAROTTO

PROF. OSCAR ANGEL CESAROTTO

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/9678319169756511

PROF. PAUL KARDOUS

PROF. PAUL KARDOUS

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3837295705075553

PROF. PEDRO LUIZ RIBEIRO DE SANTI

PROF. PEDRO LUIZ RIBEIRO DE SANTI

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/9680886856847319

PROF. SÉRGIO BAIRON BLANCO SANT'ANNA

PROF. SÉRGIO BAIRON BLANCO SANT'ANNA

Professor USP - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/8712052461153621

PROF. SILVIO KOITI SATO

PROF. SILVIO KOITI SATO

Professor Especialista - MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/4644536534898425


Rafael Orlandini

Rafael Orlandini

Pesquisador | Ex aluno do MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

Andreia Meneguete

Andreia Meneguete

Professora | Ex aluno do MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas

PERGUNTAS FREQUENTES

O MBA acontecerá na modalidade 100% EAD com aulas ao vivo às segundas-feiras, das 19h às 22:30h.

Sim, todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis no portal do aluno para consulta após o término da aula ao vivo, ficando disponível a finalização do curso.

O MBA em Cultura Material & Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA-USP, tem uma carga horária de 400 horas, sendo distribuídas em 20 meses. A carga horária é dividida da seguinte forma: 360 horas de conteúdo ministrado(trabalhos e atividades) + 40 horas de orientação para o TCC.

Sim. O certificado de conclusão do MBA em Cultura Material & Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA-USP será emitido com a carga horária de 400 horas e tem o mesmo peso de um certificado dos cursos presenciais e ainda com a qualidade USP.

Para o aluno ser aprovado, é necessário ter uma nota mínima de 7,00 nas matérias ministradas e no mínimo 75% de presença nas aulas/visualização. Além claro, obter uma nota mínima de 7,00 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Lembrando também que é necessário não possuir pendências financeiras e ter enviado todos os documentos obrigatórios.

Sim. Como em todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo, se faz obrigatório a entrega do TCC. Os formatos aceitos pela banca avaliadora são: Artigo científico, Plano de negócios, Projeto de criação de evento, Projeto de comunicação de evento.

Sim. Um dos pré -requisitos para ingressar no em Cultura Material & Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas ECA-USP é ser graduado. Lembrando que, a formação em um curso Tecnólogo permite que você ingresse no MBA.

Caso você já tenha definido a data da colação de grau do seu curso de graduação/tecnólogo, você consegue ingressar no MBA (desde que a data da colação de grau seja anterior ao início do MBA). Caso ainda tenha matérias para cursar, será necessário aguardar a conclusão.

As Inscriçõees para o MBA MBA em Cultura Material & Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA-USP ainda não estão abertas, porém você pode reservar a sua vaga clicando em "RESERVE SUA VAGA".

Para realizar a sua inscrição será necessário o envio dos seguintes documentos:

1 - Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);

2 - Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);

3 - RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)

4 - Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)

O investimento para cursar o MBA em Cultura Material & Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA-USP se baseia na Taxa de Inscrição (R$ 80,00) + 18 Mensalidades de R$ 498,00

Não. De acordo com o Termo de Adesão do MBA “A rescisão contratual é a única forma pela qual ficam suspensas as obrigações acadêmicas e financeiras do(a) ALUNO(A) com a CONTRATADA. Para rescindir o contrato, o(a) ALUNO(A) deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias da data em que pretende interromper o Curso.”

RESERVE SUA VAGA

RESERVE SUA VAGA PARA A 2ª EDIÇÃO NO FORMATO EAD

MBA em Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA USP | Turma 02

PREVISÃO: 2º SEMESTRE DE 2025


Certificado: Certificação ECA-USP

Carga Horária: 400 Horas

Duração: 18 Meses

Modalidade: EAD

Aulas ao Vivo: Segundas-Feiras

Horário: 19:00h às 22:30h

Início das Aulas: --

Término das Aulas: --

Pré-requisito: Graduação Completa


Compartilhe: