MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA USP - TURMA 4

O MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP oferece uma formação completa para profissionais que desejam liderar o mercado de moda. Dividido em três grandes eixos — Estilo e Criação, Produção e Gestão, e Consumo e Comercialização — o curso capacita os alunos a desenvolver estratégias inovadoras, conectando marcas aos consumidores em um cenário global em constante transformação.


SOBRE O MBA

 

O MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP foi criado para capacitar profissionais a entender e gerenciar as complexidades desse mercado em três grandes áreas: Estilo e Criação, Produção e Gestão, e Consumo e Comercialização. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Início: 06/05/2025
Reconhecimento MEC:
Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022. 06/05/2025
Certificado: Certificação USP (Escola de Comunicação & Artes)
Carga Horária : 400 Horas
Duração: 20 Meses
Modalidade : EAD (Aulas ao Vivo 2x Semana)
Dias da Aula: Terças e Quintas
Flexibilidade: Conteúdo gravado e disponível até o final do curso
Investimento: R$ 90,00 (Taxa de Inscrição) + 20 x R$ 498,00 (Mensalidades)

O MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP oferece uma visão abrangente da cadeia produtiva e dos desafios contemporâneos do setor, capacitando os profissionais para atuar em um mercado globalizado e digital.Durante o programa, os alunos irão explorar desde o desenvolvimento de coleções e a criação de identidades de marca até a gestão eficiente de produção e logística, além da compreensão das novas tendências de consumo e comercialização.

O curso se destaca por uma visão da moda tanto como uma indústria diversificada e complexa quanto como uma expressão cultural e identitária. A moda é tratada não apenas como um fenômeno comercial, mas como uma prática social que impacta comportamentos e valores.

Dessa forma o MBA foi estruturado em três grandes eixos.

1) ESTILO & CRIAÇÃO: Desenvolvimento da sensibilidade estética, criatividade e inventividade.

2) PRODUÇÃO & GESTÃO: Aprofundamento em práticas essenciais de gestão e produção na moda

3) CONSUMO & COMERCIALIZAÇÃO: Exploração do comportamento do consumidor e estratégias eficazes para marcas.


DIFERENCIAIS

 

  •  1.INTERAÇÃO EM TEMPO REAL: Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.
  • 2 .MODALIDADE ONLINE: Aulas Ao Vivo, 2 vezes por semana, às Terças e Quintas, das 19h às 23h.”
  • 3.AMPLIAÇÃO DE NETWORKING: Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.
  • 4.PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO: Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.
  • 5.CERTIFICAÇÃO USP: Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.
  • 6.FLEXIBILIDADE DO EAD: Conteúdo gravado e disponível em uma plataforma exclusiva. 
  • 7.RECONHECIDO PELO MEC: Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuem reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.”
  • 8.ESTUDE NO SEU TEMPO: Tenha acesso a todo o conteúdo do curso até 30 dias após o término das aulas.

DISCIPLINAS

 

AMBIENTE DE VENDAS, VITRINISMO E VISUAL MERCHANDISING
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: A disciplina discutirá conceitos essenciais para a compreensão da importância do ambiente no varejo e na moda especializada, com ênfase ao entendimento do visual merchandising e sua potência estética convidativa e imersiva.


AS COLEÇÕES DE MODA E  FAST FASHION
Ministrante: Mirela Silva Perez 
Carga Horária: 8 Horas

Ementa: A transformação do modo de consumo do produto moda na Europa e no mundo nos últimos 20 anos leva a moda à compreensão sobre o tempo produtivo como um bem escasso, e que demanda uma complexa estratégia de organização que reúne várias áreas de uma mesma empresa. O modelo fast fashion como tecnologia produtiva e para consumo acelerado. Este processo revoluciona a tradicional maneira de apresentar as coleções sazonais, com um ciclo contínuo e criativo. A disciplina busca compreender as etapas desses ciclos acelerados, percebendo o papel das tendências no ciclo produtivo do fast fashion. Definir a concepção de mini-coleções que podem ser produzidas para atender as solicitações do mercado o mais rápido possível. Apresentar ações fast fashion no mercado brasileiro. Discutir a rentabilidade do fast fashion para a realidade dos mercados de moda e têxtil.

CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR DE MODA – SCM
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho 
Carga Horária: Horas

Ementa: Definição de cadeia de suprimentos. Cadeia de suprimentos em moda e têxtil etapas produtivas. Relações fornecedores, fabricantes e pontos de distribuição e comércio. Resíduos das indústrias têxteis e seus desafios. Avaliação de processos logísticos, suas tecnologias, custos e benefícios em função de critérios de qualidade e rentabilidade.

COMPORTAMENTO DO SHOPPER/JORNADA DE COMPRAS
Ministrante: Beatriz Cavalcante Chamie
Carga Horária: Horas

Ementa: Com a multiplicação de alternativas de canais de compra e amplitude da variedade de produtos e marcas, os estudos se desenvolvem no sentido de entender a jornada de compras dos consumidores influenciada pelo suas características pessoais e pela influência que os estímulos virtuais e físicos exercem sobre o processo decisório de compras. A experiência de compras, entende um novo papel para o consumidor, o de shopper que recebe múltiplas influências e motivações do ambiente de compras.

CONSULTORIA DE IMAGEM
Ministrante: Janiene dos Santos e Silva
Carga Horária: Horas

Ementa: Definição do conceito de imagem. Principais teorias da imagem. Visagismo, harmonia, composição e estética no contemporâneo. Visagismo e criatividade. Como construir e sustentar uma imagem adequada e positiva.

DESIGN DE MARCA
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 12 Horas

Ementa: Conceitos e caminhos criativos para a construção da marca, com foco no design gráfico. Abordagem dos aspectos tangíveis da marca, definindo a terminologia utilizada pelo mercado profissional, da comunicação e do design. Com análise de imagens do mundo corporativo, os conceitos teóricos são claramente observados na prática. O objetivo maior, não será o de estimular e ensinar a fazer. Será o de estimular e ensinar a olhar

ECONOMIA DA MODA
Ministrante: Enrico Ernesto Cietta 
Carga Horária: Horas

Ementa: Conceitos fundamentais da economia no contexto da moda. Relação entre produtos culturais, produtos criativos e produtos criativos híbridos. Relação entre tempo, risco e os custos da moda. A economia da moda como produto criativo híbrido: slow, fast fashion e outros caminhos.

EVENTOS & DESFILE DE MODA
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas

Ementa: A produção de eventos de moda. Conceito de coleção de moda e sua encenação em eventos e desfile. A centralidade e o futuro das semanas de moda no mundo. Fases de preparação de eventos de moda. Planejamento de eventos em moda - pré-evento, execução e pós-evento. Relação entre desfile, midiatização e vendas.

FOTOGRAFIA DE MODA
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho 
Carga Horária: Horas

Ementa: Breve histórico da fotografia de moda, analisando os trabalhos dos primeiros profissionais da área: Man Ray, Richard Avedon, David La Chapelle. A linguagem fotográfica através do tempo. A estética da fotografia de moda hoje e sua importância nas ações de branding/construção da marca. Apresentação e análise de portfólio de profissional convidado.

GESTÃO DE CANAIS VENDAS E-COMMERCE
Ministrante: Elias Frederico
Carga Horária: Horas

Ementa: Os canais de distribuição vêm se tornando cada vez mais complexos com os impactos do comércio eletrônico e da integração entre os participantes, e a dinâmica de prazo que traz a demanda por agilidade na cobertura de mercado, aumentando a importância dos aspectos logísticos das operações. Essa nova dinâmica demanda novas formas de gestão de clientes e de gestão de vendas que buscam se integrar no desafio de conseguir resultados positivos para toda cadeia de distribuição.

GESTÃO & ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS
Ministrante: Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez / Ricardo Humberto Rocha
Carga Horária: 4 Horas

Ementa: A gestão e mensuração de custos a partir de uma perspectiva ampla, geralmente com foco nas entidades do ambiente próximo às organizações, é fundamental para que as organizações maximizem seu valor ao longo do tempo. Diante disso, torna-se importante discutir métodos de custeio, técnicas de orçamentação e implantação de sistemas de análise e gestão de custos particularmente nas peculiaridades do ambiente de negócios da moda.

GESTÃO FINANCEIRA & FORMAÇÃO DE PREÇOS
Ministrante: Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez 
Carga Horária: 4 Horas

Ementa: O estabelecimento de preços no varejo deve buscar o equilíbrio entre a atratividade do consumidor e a viabilidade financeira de empresa. A estratégia de precificação deve ser coerente com o posicionamento da marca e da loja e os indicadores de MARKUP e de ROI apontam as margens e o retorno do investimento em estoque. Particularmente no setor de moda haverá um impacto na gestão financeira e de caixa a partir da gestão da reposição do estoque.

HISTÓRIA DA MODA
Ministrante: Andréia Meneguete
Carga Horária: Horas

Ementa: Compreensão dos aspectos culturais, enfocando a indumentária e a moda e sua evolução ao longo dos séculos, abordando os diferentes períodos históricos até a contemporaneidade. Diferenciação do vestuário masculino e feminino ao longo do tempo. A indústria da moda surgimento e evolução. Origens da incorporação do design e estilismo na produção de moda. Moda e comportamento em momentos históricos humanos recentes: a diversidade em moda e no consumo.

LIDERANÇA & GESTÃO DE EQUIPES
Ministrante: Clovis Teixeira Filho 
Carga Horária: 4 Horas

Ementa: A liderança e gestão de equipes nas organizações passou por diversas mudanças nas últimas décadas e hoje configura-se como componente estratégico essencial no estabelecimento das vantagens competitivas nas empresas. Estilos de liderança definem o papel do líder na formação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. A orientação e motivação das equipes sob o comando de uma liderança genuína criará um ambiente positivo de continua busca de melhorias e resultados. Diante disto torna-se fundamental entender os aspectos, desafios e impactos da liderança na gestão das equipes e na integração entre as mesmas.

MARCA & MODA
Ministrante: Silvio Koiti Sato
Carga Horária: Horas

Ementa: Serão apresentados e discutidos o conceito de marca no tempo, incluindo a visão triádica da marca: semiótica, evolutiva e interacional. Adicionalmente será apresentada a reflexão acerca da importância estratégica da moda, criação, comunicação e gestão da marca.

MODA & MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 12 Horas

Ementa: Moda e linguagem são manifestações de identidade. No ambiente digital a presença física é acessória, por isso o indivíduo precisa se manifestar de outras formas, tendo em conta a virtualidade e a potência de construção de sentidos na mediação digital. Nesse contexto, as mídias digitais são veículos de construção de identidade, promoção de produtos e marcas e de ecommerce, formando uma potente ecologia midiática

MODA ÉTICA & SUSTENTÁVEL
Ministrante: Andréia Meneguete 
Carga Horária: Horas

Ementa: Discussão sobre ética e a ética no contexto da produção, comercialização e consumo da moda. Relações entre moda e sustentabilidade ambiental, social e econômica. Moda, consciência e responsabilidade.

MODA, CULTURA & ARTES
Ministrante: José Maria Paz Gago
Carga Horária: 12 Horas

Ementa: Conceitos definições e diferenciações entre indumentária, vestuário, moda. A roupa e os contextos culturais. A roupa e os mercados de consumo e sua força simbólica. A moda como fenômeno estético. Diálogos entre arte, design e moda.

PEQUISA DE TENDÊNCIAS
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: Horas

Ementa: Apresentação do conceito de tendências, suas relações com o contexto e os valores sociais e manifestações. Serão ainda discutidos métodos e técnicas diversificadas de pesquisa de tendências no âmbito dos comportamentos de consumo da moda em particular. Conceitos como cool hunting, difusão, micro e contra-tendências também serão problematizados.

PLANEJAMENTO & DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: Horas

Ementa: Planejamento e desenvolvimentos de coleções Os conceitos de moda e marketing são operacionalizados a partir de metodologias do design para criação de produtos, associados ao planejamento de mercado. Tal cruzamento de concepções e visa orientar soluções de designers e estilistas propiciando e potencializando as seguintes dimensões: a concepção e conceito de uma coleção, seu mix de produtos, que por sua vez, deve esta pautada em pesquisas de mercado e tendências, inovações em design e em materiais, visando o desenvolvimento de produtos, bem como a promoção e comercialização de produtos do setor moda.

PLANEJAMENTO ESTARTÉGICO & PLANO DE NEGÓCIO
Ministrante: Mitsuru Higuchi Yanaze
Carga Horária: 4 Horas

Ementa: O planejamento estratégico está relacionado às implicações futuras de decisões presentes. Consiste em um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efeitos e consequências terão implicações futuras. O planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório, o que influencia no aumento da probabilidade do alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.

PROCESSO CRIATIVO PARA COLEÇÕES DE MODA
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho 
Carga Horária: Horas

Ementa: O processo de criação em variados campos da estética se faz presente também na moda. Partindo do conhecimento e estudos relacionados ao desenho e a esses processos criativos, faremos uma análise processual dos elementos estéticos presentes na moda e como eles se constituem. Investigando para isso as questões estéticas presentes nesse processo de criação que não é exclusivo da moda, mas com fontes nas principais representações estéticas da cultura.

PROCESSOS DE CONFECÇÃO: QUALIDADE E DESEMPENHO
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho 
Carga Horária: Horas

Ementa: Ter noções de costura e de suas tecnologias industriais, bem como ter orientações sobre funcionalidades de máquinas e seus acessórios, tanto no trabalho de confecção industrial como prêt-à-porter e da alta-costura. Conhecimentos sobre processos de acabamento e da aplicação de aviamentos, na produção e na distinção entre: a alta costura, o prêt-à-porter e a produção industrial. Conhecimentos sobre a montagem de peças de vestuário - indumentária e material de confecção. Aprender a administrar um trabalho de qualidade em empresas de confecção, considerando a conceituação da qualidade, qualidade total, gerenciamento e engenharia da qualidade, função qualidade e modelos para gerenciamento da qualidade.

PRODUÇÃO DE FIGURINO
Ministrante: João Santaella Junior 
Carga Horária: 12 Horas

Ementa: Produção do figurino: medição, mapeamento, desenho dos moldes, o toile, moulage, corte, costura, alfaiataria, aviamentos, acabamentos e ajustes.

PRODUÇÃO SIMBÓLICA & PUBLICIDADE DE MODA
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho 
Carga Horária: 12 Horas

Ementa: Publicidade, propaganda e publicização: conceitos e definições. O ecossistema publicitário e as mediações do consumo. Os sentidos dos objetos de consumo de moda e a transferência de significados dos bens de consumo para o consumidor e o papel da moda e da publicidade. Tipos de campanha engajamento do consumidor. Aplicações publicitárias no setor de moda. A estilística publicitária na moda. Avaliação de campanhas e os métodos semióticos de estudos da publicidade e moda, marcas de moda e as interações com o consumidor.

RELAÇÕES ENTRE CORPO & MODA
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: Horas

Ementa: Objeto central da moda, o corpo humano ao longo dos séculos passou por várias formas de representação. Esta disciplina traçará um dos possíveis panoramas, das formas como corpo foi pensado, publicizado e representado em diferentes períodos históricos, do Egito e Grécia aos dias atuais, com fortes vínculos relacionados à saúde e ao bem-estar.

RITUAIS DE CONSUMO DE MODA
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 16 Horas
 
Ementa: A disciplina apresentará o conceito de ritual a partir da Antropologia e adentrará no entendimento do consumo como ritual, integrando as referências antropológicas com os estudos da comunicação, semiótica e psicanálise no entendimento das relações de consumo de moda, desde a busca de informações, compras, usos, armazenamentos, reciclagens e ressignificações. Trará ainda reflexões sobre rituais contemporâneos como brechós, guarda-roupas compartilhados, armários cápsulas, roupatecas etc.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS & CLIENTES
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: Horas

Ementa: Num ambiente altamente competitivo, com perfis distintos de clientes as empresas devem oferecer produtos e serviços para grupos específicos de consumidores. Dessa forma, os modelos de segmentação de mercado que permitem identificar grupos de consumidores com comportamento semelhante, permitirão apoiar a definição do posicionamento da organização e o desenvolvimento de ofertas de valor específicas.

SEMIÓTICA DA MODA
Ministrante: Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 20 Horas

Ementa: A disciplina apresentará os princípios gerais da teoria semiótica, o conceito de signo, as relações triádicas do signo, objeto e interpretante, bem como os processos de significação (semiose). Abordará ainda o método de análise semiótico no contexto da produção de sentido da moda, nas suas relações com a identidade, o espaço e o tempo.

SOCIOLOGIA & ANTROPOLOGIA DA MODA
Ministrante: Massimo Canevacci 
Carga Horária: 16 Horas

Ementa: A sociologia e a antropologia como campos de saber. A moda como fenômeno sociológico e antropológico. Moda e consumo. Moda, sociabilidade, estratificação e distinção cultural. Moda e consumo de imagens. Fetichismos visuais da moda. Moda e arte na cultura.

STYLING & PRODUÇÃO DE MODA
Ministrante: Mirela Silva Perez 
Carga Horária: Horas

Ementa: Entender o fundamento do estilo no contexto da moda e suas relações na representação do sujeito. Analisar o indivíduo, o contexto e a paisagem midiática, bem como os modos de conscientização e produção do estilo singular em moda.

TECIDOS E DEMAIS MATÉRIAS-PRIMAS
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho 
Carga Horária: Horas

Ementa: Fibras têxteis. Tecidos, não-tecidos e têxteis técnicos. Fabricação dos fios e dos tecidos. Noções de física têxtil. Tipos de beneficiamentos têxteis. Estamparia e coloração aplicados aos tecidos. Tecelagem e malharia e confecções. Tecnologias de produção têxtil.

TENDÊNCIAS EM MODA: TEMAS EMRGENTES
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho / Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 60 Horas

Ementa: Estudos das principais tendências da moda contemporânea brasileira e internacional, movimentos identitários, especificidades e contextos expressivos. Estudo da moda plus size, moda noiva, cosmética e perfumaria, moda infantil, moda periférica e popular, moda luxo, acessórios e joias, entre outros.

VAREJO DE MODA
Ministrante: Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez 
Carga Horária: Horas

Ementa: A partir do surgimento do comércio eletrônico, o varejo tem passado por contínuas mudanças na busca de integração entre os canais físicos e virtuais. A tecnologia se aplica tanto na loja virtual como na física e a experiência do consumidor passa a ser o foco principal do negócio. É no varejo que se dá o encontro entre os consumidores e a indústria de moda e deve se buscar o equilíbrio entre o encantamento dos clientes e a viabilidade do negócio varejista.




Profa. Maria Clotilde Perez Rodrigues

Profa. Maria Clotilde Perez Rodrigues

COORDENADORA DE CURSO/Professora USP- MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação da Professora em: http://lattes.cnpq.br/3579570829993136

Prof. Eneus Trindade Barreto Filho

Prof. Eneus Trindade Barreto Filho

VICE-COORDENADOR DE CURSO/Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/1421349592402127

Prof. Benny Kramer Costa

Prof. Benny Kramer Costa

Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/4524013741486821

Prof. Bruno Pompeu Marques Filho

Prof. Bruno Pompeu Marques Filho

Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3195285015791053

Prof. Elias Frederico

Prof. Elias Frederico

Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/8661340733947250

Prof. Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez

Prof. Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez

Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

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Prof. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

Prof. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

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Prof. Mitsuru Higuchi Yanaze

Prof. Mitsuru Higuchi Yanaze

Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/0860597739869236

Prof. Luiz Alberto de Farias

Prof. Luiz Alberto de Farias

Professor USP - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3303990426723179

Profa. Carolina Boari

Profa. Carolina Boari

Professora Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação da Professora em: http://lattes.cnpq.br/2694433318019995

Profa. Andréia Meneguete

Profa. Andréia Meneguete

Professora Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação da Professora em: http://lattes.cnpq.br/2600577555486644

Profa. Beatriz Cavalcante Chamie

Profa. Beatriz Cavalcante Chamie

Professora Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação da Professora em: http://lattes.cnpq.br/9032121898149960

Prof. Clóvis Teixeira Filho

Prof. Clóvis Teixeira Filho

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/6597661950677365

Prof. Enrico Ernesto Cietta

Prof. Enrico Ernesto Cietta

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3888534319312208

 

Profa. Janiene dos Santos e Silva

Profa. Janiene dos Santos e Silva

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3245576972073943 

 

Prof. João Santaella Junior

Prof. João Santaella Junior

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em:

Prof. José Maria Paz Gago

Prof. José Maria Paz Gago

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em:

Prof. Silvio Sato

Prof. Silvio Sato

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/4644536534898425

Prof. Massimo Canevacci

Prof. Massimo Canevacci

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/3473330920781257

Profa. Mirela Silva Perez

Profa. Mirela Silva Perez

Professora Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação da Professora em: http://lattes.cnpq.br/2067323716554667

Prof. Ricardo Humberto Rocha

Prof. Ricardo Humberto Rocha

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/5689873066055699

Profa. Selma Felerico

Profa. Selma Felerico

Professora Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em: http://lattes.cnpq.br/7566499265493809

Prof. Brunno Almeida Maia

Prof. Brunno Almeida Maia

Professor Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Professor em:

Profa. Francisca Dantas

Profa. Francisca Dantas

Professora Especialista - MBA em Negócios & Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Monitor em: http://lattes.cnpq.br/5767250736806527

Rafael Orlandini

Rafael Orlandini

Monitor USP - MBA em Negócios e Estética da Moda

Conheça a formação e atuação do Monitor em: http://lattes.cnpq.br/6916576589453420


Maria Izabel

Maria Izabel

Influencer e Produtora de Conteúdo |Aluna da 1ª Edição do MBA em Negócios & Estética da Moda EAD ECA-USP

Renata Rose

Renata Rose

Arquiteta, Designer e Empresária |Aluna da 1ª Edição do MBA em Negócios & Estética da Moda EAD ECA-USP

PERGUNTAS FREQUENTES

Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuem reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.

O MBA acontecerá na modalidade 100% EAD com aulas ao vivo às terças e quintas-feiras, das 19H às 22H30. 

Sim, todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis no portal do aluno para consulta após o término da aula ao vivo, ficando disponível a finalização do curso.

O MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP, tem uma carga horária de 400 horas, sendo distribuídas em 20 meses. A carga horária é dividida da seguinte forma: 360 horas de conteúdo ministrado(trabalhos e atividades) + 40 horas de orientação para o TCC.

Este MBA é destinado a profissionais egressos das áreas de moda, marketing, comunicação, administração, engenharia têxtil, jornalismo, publicidade, relações públicas,história, sociologia e áreas afins.

Sim. O certificado de conclusão do MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP será emitido com a carga horária de 400 horas e tem o mesmo peso de um certificado dos cursos presenciais e ainda com a qualidade USP.

Para o aluno ser aprovado, é necessário ter uma nota mínima de 7,00 nas matérias ministradas e no mínimo 75% de presença nas aulas/visualização. Além claro, obter uma nota mínima de 7,00 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Lembrando também que é necessário não possuir pendências financeiras e ter enviado todos os documentos obrigatórios.

Sim. Como em todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo, se faz obrigatório a entrega do TCC. Os formatos aceitos pela banca avaliadora são: 
Artigo científico; Plano de negócios; Projeto de criação de marca de moda; Projeto de comunicação de moda; Projetos de criação em moda e Ensaios fotográficos.

Sim. Um dos pré -requisitos para ingressar no MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP é ser graduado. Lembrando que, a formação em um curso Tecnólogo permite que você ingresse no MBA.

Caso você já tenha definido a data da colação de grau do seu curso de graduação/tecnólogo, você consegue ingressar no MBA (desde que a data da colação de grau seja anterior ao início do MBA). Caso ainda tenha matérias para cursar, será necessário aguardar a conclusão.

Para realizar a sua inscrição será necessário o envio dos seguintes documentos:

1 - Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
2 - Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
3 - RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)
4 - Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)

O investimento para cursar o MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP se baseia na Taxa de Inscrição (R$ 90,00) + 20 Mensalidades de R$ 498,00.

Não. De acordo com o Termo de Adesão do MBA “A rescisão contratual é a única forma pela qual ficam suspensas as obrigações acadêmicas e financeiras do(a) ALUNO(A) com a CONTRATADA. 

Para rescindir o contrato, o(a) ALUNO(A) deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias da data em que pretende interromper o Curso.”

MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA USP - TURMA 4
INSCRIÇÃO

R$90,00
+ Mensalidade 20x de R$498,00

Certificado: Certificado ECA-USP

Carga Horária: 400 horas

Duração: 20 Meses

Modalidade: EAD

Aulas ao Vivo: Terças e Quintas

Horário: 19h às 22h30

Início das Aulas: 06/05/2025

Término das Aulas: 06/02/2027

Pré-requisito: Graduação Completa


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  • Asaas - RecorrênciaÀ Vista por R$90,00 + 20 Mensalidade de R$498,00*

*Condição para pagamento à vista. Em caso de parcelamento podem ser aplicadas taxa de juros.