SOBRE O MBA
O MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP foi criado para capacitar profissionais a entender e gerenciar as complexidades desse mercado em três grandes áreas: Estilo e Criação, Produção e Gestão, e Consumo e Comercialização.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Início: 06/05/2025
Reconhecimento MEC:Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022. 06/05/2025
Certificado: Certificação USP (Escola de Comunicação & Artes)
Carga Horária : 400 Horas
Duração: 20 Meses
Modalidade : EAD (Aulas ao Vivo 2x Semana)
Dias da Aula: Terças e Quintas
Flexibilidade: Conteúdo gravado e disponível até o final do curso
Investimento: R$ 90,00 (Taxa de Inscrição) + 20 x R$ 498,00 (Mensalidades)
O MBA em Negócios e Estética da Moda EAD ECA-USP oferece uma visão abrangente da cadeia produtiva e dos desafios contemporâneos do setor, capacitando os profissionais para atuar em um mercado globalizado e digital.Durante o programa, os alunos irão explorar desde o desenvolvimento de coleções e a criação de identidades de marca até a gestão eficiente de produção e logística, além da compreensão das novas tendências de consumo e comercialização.
O curso se destaca por uma visão da moda tanto como uma indústria diversificada e complexa quanto como uma expressão cultural e identitária. A moda é tratada não apenas como um fenômeno comercial, mas como uma prática social que impacta comportamentos e valores.
Dessa forma o MBA foi estruturado em três grandes eixos.
1) ESTILO & CRIAÇÃO: Desenvolvimento da sensibilidade estética, criatividade e inventividade.
2) PRODUÇÃO & GESTÃO: Aprofundamento em práticas essenciais de gestão e produção na moda
3) CONSUMO & COMERCIALIZAÇÃO: Exploração do comportamento do consumidor e estratégias eficazes para marcas.
DIFERENCIAIS
- 1.INTERAÇÃO EM TEMPO REAL: Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.
- 2 .MODALIDADE ONLINE: Aulas Ao Vivo, 2 vezes por semana, às Terças e Quintas, das 19h às 23h.”
- 3.AMPLIAÇÃO DE NETWORKING: Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.
- 4.PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO: Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.
- 5.CERTIFICAÇÃO USP: Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.
- 6.FLEXIBILIDADE DO EAD: Conteúdo gravado e disponível em uma plataforma exclusiva.
- 7.RECONHECIDO PELO MEC: Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuem reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.”
- 8.ESTUDE NO SEU TEMPO: Tenha acesso a todo o conteúdo do curso até 30 dias após o término das aulas.
DISCIPLINAS
AMBIENTE DE VENDAS, VITRINISMO E VISUAL MERCHANDISING
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: A disciplina discutirá conceitos essenciais para a compreensão da importância do ambiente no varejo e na moda especializada, com ênfase ao entendimento do visual merchandising e sua potência estética convidativa e imersiva.
AS COLEÇÕES DE MODA E FAST FASHION
Ministrante: Mirela Silva Perez
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: A transformação do modo de consumo do produto moda na Europa e no mundo nos últimos 20 anos leva a moda à compreensão sobre o tempo produtivo como um bem escasso, e que demanda uma complexa estratégia de organização que reúne várias áreas de uma mesma empresa. O modelo fast fashion como tecnologia produtiva e para consumo acelerado. Este processo revoluciona a tradicional maneira de apresentar as coleções sazonais, com um ciclo contínuo e criativo. A disciplina busca compreender as etapas desses ciclos acelerados, percebendo o papel das tendências no ciclo produtivo do fast fashion. Definir a concepção de mini-coleções que podem ser produzidas para atender as solicitações do mercado o mais rápido possível. Apresentar ações fast fashion no mercado brasileiro. Discutir a rentabilidade do fast fashion para a realidade dos mercados de moda e têxtil.
CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR DE MODA – SCM
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Definição de cadeia de suprimentos. Cadeia de suprimentos em moda e têxtil etapas produtivas. Relações fornecedores, fabricantes e pontos de distribuição e comércio. Resíduos das indústrias têxteis e seus desafios. Avaliação de processos logísticos, suas tecnologias, custos e benefícios em função de critérios de qualidade e rentabilidade.
COMPORTAMENTO DO SHOPPER/JORNADA DE COMPRAS
Ministrante: Beatriz Cavalcante Chamie
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Com a multiplicação de alternativas de canais de compra e amplitude da variedade de produtos e marcas, os estudos se desenvolvem no sentido de entender a jornada de compras dos consumidores influenciada pelo suas características pessoais e pela influência que os estímulos virtuais e físicos exercem sobre o processo decisório de compras. A experiência de compras, entende um novo papel para o consumidor, o de shopper que recebe múltiplas influências e motivações do ambiente de compras.
CONSULTORIA DE IMAGEM
Ministrante: Janiene dos Santos e Silva
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Definição do conceito de imagem. Principais teorias da imagem. Visagismo, harmonia, composição e estética no contemporâneo. Visagismo e criatividade. Como construir e sustentar uma imagem adequada e positiva.
DESIGN DE MARCA
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Conceitos e caminhos criativos para a construção da marca, com foco no design gráfico. Abordagem dos aspectos tangíveis da marca, definindo a terminologia utilizada pelo mercado profissional, da comunicação e do design. Com análise de imagens do mundo corporativo, os conceitos teóricos são claramente observados na prática. O objetivo maior, não será o de estimular e ensinar a fazer. Será o de estimular e ensinar a olhar
ECONOMIA DA MODA
Ministrante: Enrico Ernesto Cietta
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Conceitos fundamentais da economia no contexto da moda. Relação entre produtos culturais, produtos criativos e produtos criativos híbridos. Relação entre tempo, risco e os custos da moda. A economia da moda como produto criativo híbrido: slow, fast fashion e outros caminhos.
EVENTOS & DESFILE DE MODA
Ministrante: Luiz Alberto Beserra de Farias
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: A produção de eventos de moda. Conceito de coleção de moda e sua encenação em eventos e desfile. A centralidade e o futuro das semanas de moda no mundo. Fases de preparação de eventos de moda. Planejamento de eventos em moda - pré-evento, execução e pós-evento. Relação entre desfile, midiatização e vendas.
FOTOGRAFIA DE MODA
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Breve histórico da fotografia de moda, analisando os trabalhos dos primeiros profissionais da área: Man Ray, Richard Avedon, David La Chapelle. A linguagem fotográfica através do tempo. A estética da fotografia de moda hoje e sua importância nas ações de branding/construção da marca. Apresentação e análise de portfólio de profissional convidado.
GESTÃO DE CANAIS VENDAS E-COMMERCE
Ministrante: Elias Frederico
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Os canais de distribuição vêm se tornando cada vez mais complexos com os impactos do comércio eletrônico e da integração entre os participantes, e a dinâmica de prazo que traz a demanda por agilidade na cobertura de mercado, aumentando a importância dos aspectos logísticos das operações. Essa nova dinâmica demanda novas formas de gestão de clientes e de gestão de vendas que buscam se integrar no desafio de conseguir resultados positivos para toda cadeia de distribuição.
GESTÃO & ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS
Ministrante: Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez / Ricardo Humberto Rocha
Carga Horária: 4 Horas
Ementa: A gestão e mensuração de custos a partir de uma perspectiva ampla, geralmente com foco nas entidades do ambiente próximo às organizações, é fundamental para que as organizações maximizem seu valor ao longo do tempo. Diante disso, torna-se importante discutir métodos de custeio, técnicas de orçamentação e implantação de sistemas de análise e gestão de custos particularmente nas peculiaridades do ambiente de negócios da moda.
GESTÃO FINANCEIRA & FORMAÇÃO DE PREÇOS
Ministrante: Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Carga Horária: 4 Horas
Ementa: O estabelecimento de preços no varejo deve buscar o equilíbrio entre a atratividade do consumidor e a viabilidade financeira de empresa. A estratégia de precificação deve ser coerente com o posicionamento da marca e da loja e os indicadores de MARKUP e de ROI apontam as margens e o retorno do investimento em estoque. Particularmente no setor de moda haverá um impacto na gestão financeira e de caixa a partir da gestão da reposição do estoque.
HISTÓRIA DA MODA
Ministrante: Andréia Meneguete
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Compreensão dos aspectos culturais, enfocando a indumentária e a moda e sua evolução ao longo dos séculos, abordando os diferentes períodos históricos até a contemporaneidade. Diferenciação do vestuário masculino e feminino ao longo do tempo. A indústria da moda surgimento e evolução. Origens da incorporação do design e estilismo na produção de moda. Moda e comportamento em momentos históricos humanos recentes: a diversidade em moda e no consumo.
LIDERANÇA & GESTÃO DE EQUIPES
Ministrante: Clovis Teixeira Filho
Carga Horária: 4 Horas
Ementa: A liderança e gestão de equipes nas organizações passou por diversas mudanças nas últimas décadas e hoje configura-se como componente estratégico essencial no estabelecimento das vantagens competitivas nas empresas. Estilos de liderança definem o papel do líder na formação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. A orientação e motivação das equipes sob o comando de uma liderança genuína criará um ambiente positivo de continua busca de melhorias e resultados. Diante disto torna-se fundamental entender os aspectos, desafios e impactos da liderança na gestão das equipes e na integração entre as mesmas.
MARCA & MODA
Ministrante: Silvio Koiti Sato
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Serão apresentados e discutidos o conceito de marca no tempo, incluindo a visão triádica da marca: semiótica, evolutiva e interacional. Adicionalmente será apresentada a reflexão acerca da importância estratégica da moda, criação, comunicação e gestão da marca.
MODA & MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Moda e linguagem são manifestações de identidade. No ambiente digital a presença física é acessória, por isso o indivíduo precisa se manifestar de outras formas, tendo em conta a virtualidade e a potência de construção de sentidos na mediação digital. Nesse contexto, as mídias digitais são veículos de construção de identidade, promoção de produtos e marcas e de ecommerce, formando uma potente ecologia midiática
MODA ÉTICA & SUSTENTÁVEL
Ministrante: Andréia Meneguete
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Discussão sobre ética e a ética no contexto da produção, comercialização e consumo da moda. Relações entre moda e sustentabilidade ambiental, social e econômica. Moda, consciência e responsabilidade.
MODA, CULTURA & ARTES
Ministrante: José Maria Paz Gago
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Conceitos definições e diferenciações entre indumentária, vestuário, moda. A roupa e os contextos culturais. A roupa e os mercados de consumo e sua força simbólica. A moda como fenômeno estético. Diálogos entre arte, design e moda.
PEQUISA DE TENDÊNCIAS
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Apresentação do conceito de tendências, suas relações com o contexto e os valores sociais e manifestações. Serão ainda discutidos métodos e técnicas diversificadas de pesquisa de tendências no âmbito dos comportamentos de consumo da moda em particular. Conceitos como cool hunting, difusão, micro e contra-tendências também serão problematizados.
PLANEJAMENTO & DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Planejamento e desenvolvimentos de coleções Os conceitos de moda e marketing são operacionalizados a partir de metodologias do design para criação de produtos, associados ao planejamento de mercado. Tal cruzamento de concepções e visa orientar soluções de designers e estilistas propiciando e potencializando as seguintes dimensões: a concepção e conceito de uma coleção, seu mix de produtos, que por sua vez, deve esta pautada em pesquisas de mercado e tendências, inovações em design e em materiais, visando o desenvolvimento de produtos, bem como a promoção e comercialização de produtos do setor moda.
PLANEJAMENTO ESTARTÉGICO & PLANO DE NEGÓCIO
Ministrante: Mitsuru Higuchi Yanaze
Carga Horária: 4 Horas
Ementa: O planejamento estratégico está relacionado às implicações futuras de decisões presentes. Consiste em um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efeitos e consequências terão implicações futuras. O planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório, o que influencia no aumento da probabilidade do alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.
PROCESSO CRIATIVO PARA COLEÇÕES DE MODA
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: O processo de criação em variados campos da estética se faz presente também na moda. Partindo do conhecimento e estudos relacionados ao desenho e a esses processos criativos, faremos uma análise processual dos elementos estéticos presentes na moda e como eles se constituem. Investigando para isso as questões estéticas presentes nesse processo de criação que não é exclusivo da moda, mas com fontes nas principais representações estéticas da cultura.
PROCESSOS DE CONFECÇÃO: QUALIDADE E DESEMPENHO
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Ter noções de costura e de suas tecnologias industriais, bem como ter orientações sobre funcionalidades de máquinas e seus acessórios, tanto no trabalho de confecção industrial como prêt-à-porter e da alta-costura. Conhecimentos sobre processos de acabamento e da aplicação de aviamentos, na produção e na distinção entre: a alta costura, o prêt-à-porter e a produção industrial. Conhecimentos sobre a montagem de peças de vestuário - indumentária e material de confecção. Aprender a administrar um trabalho de qualidade em empresas de confecção, considerando a conceituação da qualidade, qualidade total, gerenciamento e engenharia da qualidade, função qualidade e modelos para gerenciamento da qualidade.
PRODUÇÃO DE FIGURINO
Ministrante: João Santaella Junior
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Produção do figurino: medição, mapeamento, desenho dos moldes, o toile, moulage, corte, costura, alfaiataria, aviamentos, acabamentos e ajustes.
PRODUÇÃO SIMBÓLICA & PUBLICIDADE DE MODA
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 12 Horas
Ementa: Publicidade, propaganda e publicização: conceitos e definições. O ecossistema publicitário e as mediações do consumo. Os sentidos dos objetos de consumo de moda e a transferência de significados dos bens de consumo para o consumidor e o papel da moda e da publicidade. Tipos de campanha engajamento do consumidor. Aplicações publicitárias no setor de moda. A estilística publicitária na moda. Avaliação de campanhas e os métodos semióticos de estudos da publicidade e moda, marcas de moda e as interações com o consumidor.
RELAÇÕES ENTRE CORPO & MODA
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Objeto central da moda, o corpo humano ao longo dos séculos passou por várias formas de representação. Esta disciplina traçará um dos possíveis panoramas, das formas como corpo foi pensado, publicizado e representado em diferentes períodos históricos, do Egito e Grécia aos dias atuais, com fortes vínculos relacionados à saúde e ao bem-estar.
RITUAIS DE CONSUMO DE MODA
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A disciplina apresentará o conceito de ritual a partir da Antropologia e adentrará no entendimento do consumo como ritual, integrando as referências antropológicas com os estudos da comunicação, semiótica e psicanálise no entendimento das relações de consumo de moda, desde a busca de informações, compras, usos, armazenamentos, reciclagens e ressignificações. Trará ainda reflexões sobre rituais contemporâneos como brechós, guarda-roupas compartilhados, armários cápsulas, roupatecas etc.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS & CLIENTES
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Num ambiente altamente competitivo, com perfis distintos de clientes as empresas devem oferecer produtos e serviços para grupos específicos de consumidores. Dessa forma, os modelos de segmentação de mercado que permitem identificar grupos de consumidores com comportamento semelhante, permitirão apoiar a definição do posicionamento da organização e o desenvolvimento de ofertas de valor específicas.
SEMIÓTICA DA MODA
Ministrante: Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 20 Horas
Ementa: A disciplina apresentará os princípios gerais da teoria semiótica, o conceito de signo, as relações triádicas do signo, objeto e interpretante, bem como os processos de significação (semiose). Abordará ainda o método de análise semiótico no contexto da produção de sentido da moda, nas suas relações com a identidade, o espaço e o tempo.
SOCIOLOGIA & ANTROPOLOGIA DA MODA
Ministrante: Massimo Canevacci
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: A sociologia e a antropologia como campos de saber. A moda como fenômeno sociológico e antropológico. Moda e consumo. Moda, sociabilidade, estratificação e distinção cultural. Moda e consumo de imagens. Fetichismos visuais da moda. Moda e arte na cultura.
STYLING & PRODUÇÃO DE MODA
Ministrante: Mirela Silva Perez
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Entender o fundamento do estilo no contexto da moda e suas relações na representação do sujeito. Analisar o indivíduo, o contexto e a paisagem midiática, bem como os modos de conscientização e produção do estilo singular em moda.
TECIDOS E DEMAIS MATÉRIAS-PRIMAS
Ministrante: Bruno Pompeu Marques Filho
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Fibras têxteis. Tecidos, não-tecidos e têxteis técnicos. Fabricação dos fios e dos tecidos. Noções de física têxtil. Tipos de beneficiamentos têxteis. Estamparia e coloração aplicados aos tecidos. Tecelagem e malharia e confecções. Tecnologias de produção têxtil.
TENDÊNCIAS EM MODA: TEMAS EMRGENTES
Ministrante: Eneus Trindade Barreto Filho / Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 60 Horas
Ementa: Estudos das principais tendências da moda contemporânea brasileira e internacional, movimentos identitários, especificidades e contextos expressivos. Estudo da moda plus size, moda noiva, cosmética e perfumaria, moda infantil, moda periférica e popular, moda luxo, acessórios e joias, entre outros.
VAREJO DE MODA
Ministrante: Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: A partir do surgimento do comércio eletrônico, o varejo tem passado por contínuas mudanças na busca de integração entre os canais físicos e virtuais. A tecnologia se aplica tanto na loja virtual como na física e a experiência do consumidor passa a ser o foco principal do negócio. É no varejo que se dá o encontro entre os consumidores e a indústria de moda e deve se buscar o equilíbrio entre o encantamento dos clientes e a viabilidade do negócio varejista.