SOBRE O MBA
O MBA em Cultura Material e Consumo: Perespectivas Semiopsicanalíticas EAD ECA-USP foi criado para capacitar profissionais a compreender e analisar as complexidades do consumo na cultura contemporânea, em três grandes áreas: Comunicação e Cultura Material, Psicanálise e Consumo, e Análise Crítica de Tendências.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Reconhecimento MEC: Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.
Certificado: Certificação USP (Escola de Comunicação & Artes)
Carga Horária: 400 Horas (18 meses)
Dias das Aulas: Segundas
Horário: 19h às 22:30h
Modalidade: EAD (Aulas ao Vivo 1x Semana)
Flexibilidade: Conteúdo gravado e disponível até o final do curso
Investimento: R$ 90,00 (Taxa de Inscrição) + 18X R$ 498,00 (Mensalidades)
O MBA em Cultura Material e Consumo EAD ECA-USP oferece uma visão abrangente das dinâmicas sociais e culturais que moldam o comportamento de consumo na sociedade contemporânea. Durante o programa, os alunos explorarão como os discursos culturais, a psicanálise e as teorias do consumo se interconectam para interpretar o papel dos objetos e das práticas de consumo na construção da identidade individual e coletiva.
O curso se destaca pela abordagem interdisciplinar que integra Comunicação, Semiótica, Antropologia e Psicanálise para oferecer uma compreensão profunda das motivações por trás do consumo. Os alunos terão acesso a ferramentas analíticas que permitem desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre como o consumo influencia — e é influenciado por — a cultura material.
Dessa forma, o MBA foi estruturado em três grandes eixos:
1) COMUNICAÇÃO E CULTURA MATERIAL: Análise dos discursos da cultura material e sua influência sobre o consumo, com foco nos símbolos e significados dos objetos no cotidiano.
2) PSICANÁLISE E CONSUMO: Exploração da subjetividade e das motivações inconscientes que orientam o comportamento de consumo, ampliando a compreensão dos desejos e necessidades dos consumidores.
3) ANÁLISE CRÍTICA DE TENDÊNCIAS: Desenvolvimento da capacidade de analisar tendências culturais e de consumo, oferecendo insights valiosos para profissionais que atuam nas áreas de marketing, comunicação e gestão de marcas.
DIFERENCIAIS
1.INTERAÇÃO EM TEMPO REAL: Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.
2 .MODALIDADE ONLINE: Aulas Ao Vivo, 2 vezes por semana, às Terças e Quintas, das 19h às 22:30h.
3.AMPLIAÇÃO DE NETWORKING: Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.
4.PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO: Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.
5.CERTIFICAÇÃO USP: Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.
6.FLEXIBILIDADE DO EAD: Conteúdo gravado e disponível em uma plataforma exclusiva.
7.RECONHECIDO PELO MEC: Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuemreconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.”
8.ESTUDE NO SEU TEMPO: Tenha acesso a todo o conteúdo do curso até 30 dias após o término das aulas.